Estrada Real Caminho Velho 

Um pouco de história & conhecimento:

'' O nome declara suas raízes: o Caminho Velho é o trecho mais antigo da Estrada Real, que remonta ao percurso feito pelos Bandeirantes para transportar riquezas nos idos do Século XVII. Hoje o trajeto que liga Paraty, no Rio de Janeiro, à histórica cidade mineira de Ouro Preto foi redescoberto por viajantes em busca de tesouros guardados em todo o roteiro.

Na abertura da rota, a encantadora Paraty, patrimônio histórico nacional desde 1996, conserva a arquitetura do Século XVIII nas ruas de paralelepípedos, o Centro Histórico. A viagem pelo tempo soma-se à efervescente vida cultura e a bela paisagem da cidade, a qual fazem parte, além das praias, trilhas no pé da serra e cachoeiras. Esta vista deslumbrante pode ser admirada de Cunha, no norte de São Paulo, repleta de hotéis-fazenda e lavandários.

Ao alcançar Minas Gerais, o Caminho Velho segue por outras também belas cidades como Passa Quatro, Caxambu e São Lourenço, que guardam um complexo hidromineral, também conhecido como Circuito das Águas Medicinais. A região montanhosa da serra da Mantiqueira, pode ser admirada através de parques nacionais e estaduais com acesso pelas cidades de Itamonte, Aiuruoca e Alagoa de Minas.

Todos os caminhos que fazem parte da Estrada Real (ER) levam à Ouro Preto. Localizada há 95 km de BH, Ouro Preto foi o cenário dos primeiros movimentos de Independência do Brasil. Entre os pontos turísticos, estão a Igreja de São Francisco de Assis e o Museu da Inconfidência Mineira. 

Respire fundo e boa viagem!

O Passaporte E O Primeiro Carimbo da ER

 

Em 27 de junho de 2016, estávamos hospedados em Ubatuba, litoral norte de São Paulo e resolvemos ir conhecer a cidade histórica de Paraty, que faz parte do Caminho Velho e fica apenas há 100 km de onde estávamos. Lá, nos deparamos com o Instituto Estrada Real e logo tratamos de emitir nosso passaporte. Esse passaporte contém o mapa dos quatro caminhos da ER, algumas dicas, o número de carimbos necessários para conseguir o Certificado de cada caminho percorrido assim como muitas folhas para receber os carimbos das cidades por onde passamos. 

Nosso primeiro carimbo foi na cidade de Paraty/RJ. 

E após três anos de muito planejamento, aqui estou eu novamente continuando a percorrer o Caminho Velho. Confiram nossa aventura pela E.R. e curtam esta viagem no tempo!

 Expedição Estrada Real - Caminho Velho

Paraty - RJ - 27/06/2016
1/0
1/0
1/0

Expedição Estrada Real - Caminho Velho

Data: de 04 a 07 de junho de 2019

Participantes: Piloto: Juju 

Veículo: Pajero TR4 "Liberdade 4x4"

Carimbos ER: Guaratinguetá-SP / Passa Quatro-MG / Itanhandu-MG / Pouso Alto-MG / Cruzília-MG / Carrancas-MG

Percurso Planejado: Tiradentes-MG / São João Del Rei-MG / Carrancas-MG / Cruzília-MG / (Desvio para Liberdade-MG) / Baependi-MG / Caxambu-MG / São Lourenço-MG / Pouso Alto-MG / Itamonte-MG / (Desvio para Alagoa de Minas-MG) / Itanhandu-MG / Passa Quatro-SP / Guaratinguetá-SP

TEXTO

© 2014-2020 por Liberdade 4x4

Contato: liberdade4x4@hotmail.com / liberdade4x4@gmail.com

 Todos os Direitos Autorais Reservados. Proibida a cópia e disseminação de imagens sem autorização.