• Juliana Rocha

O Queijo Canastra


A encosta meridional do maciço, de onde despenca a Cachoeira Casca D'Anta (1ª queda do Rio S.Fco), parece ser talhada a pique, suficientemente abrupta para assemelhar-se, quase vertical, o que contribui para dar à Serra a forma de um baú. Daí o topônimo: Serra da Canastra.

Nesta região é produzido, artesanalmente com leite cru, o Queijo Canastra. O capim das encostas, as águas cristalinas da Serra e a habilidade dos fazendeiros, passada de geração a geração há mais de duzentos anos, dão origem ao queijo que se transformou em lenda. Apesar de reconhecido e admirado como um queijo especial, até novembro de 2014, o "Canastra" não podia ser comercializado fora de Minas Gerais. Mas, após anos de trabalho para padronizar a produção, adequando aos mais rígidos padrões de higiene junto da Associação dos Produtores de Queijo Canastra, foi lançada o selo de Indicação de Procedência Canastra. (Fonte: Pousada Barcelos)

Imagem: site UOL

#SerradaCanastra #Canastra #Jipe #Trila #Queijo #QueijoCanastra #ChapadãodaCanastra #Serra #Parque #Pousada #Cachoeira #VelhoChico #MinasGerais

1 visualização

© 2014-2020 por Liberdade 4x4

Contato: liberdade4x4@hotmail.com / liberdade4x4@gmail.com

 Todos os Direitos Autorais Reservados. Proibida a cópia e disseminação de imagens sem autorização.