• - Por Juliana Rocha

Como participar do Rally da Mitsubishi: Passo-a-Passo


Esse post é longo mas é para ajudar os amigos que gostariam de participar ao menos uma vez em um Rally do Mitsubishi Motorspots. Por que estou ajudando se serão meus concorrentes? Porque quando eu quis participar, as pessoas não me ajudaram, apenas me diziam "no site tem o regulamento, leia lá", então tive de me virar sozinha, e "pastei" muito como dizem por ai para aprender sobre, para achar o tal regulamento, para saber qual site era e onde clicar, assim como no dia anterior ao rally, que chamam de briefing e é onde ocorre a inscrição, cadastramento e adesivagem do veículo. Por ser a primeira vez, fiquei muito perdida e com medo de dar errado. Não serei egoísta como muitos foram comigo (não citarei nomes, mas essas pessoas já cortei da minha vida faz tempo), pois todos tem a chance de um dia ter a sensação de como é subir ao pódio como eu!

Abaixo então, gostaria de ajudar todos que querem participar de um Mit Motosports. Espero que o passo-a-passo seja útil para vocês!

Mas, antes de mais nada, o que vocês devem levar, além do que está escrito no passo-a-passo:

- Cronômetro

- Suporte de vidro pro cronômetro

- Fita dupla face ou velcro dupla face

- Canetas Coloridas

- Prancheta

- Celular e tablet

- suporte pro celular e tablet

- Galão com água (levar na sexta no briefing)

- Borrifador de água (levar na sexta no briefing)

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PASSO 1: A INSCRIÇÃO - Parte I

No site da Mitsubishi, www.mitsubishimotors.com.br, 12 dias antes da prova de rally, normalmente às segundas-feira, são abertas as inscrições pontualmente as 08h da manhã. Dependendo da localidade da prova, as inscrições acabam em menos de 05 minutos, ou seja, as 08:05h não tem mais vagas! Faça seu cadastro no site antes do dia da inscrição, assim no dia é necessário apenas clicar em TENHO UM MIT, colocar teu login e senha e fazer a inscrição, perdendo menos tempo e não correndo o risco de ficar na fila de espera.

Ao fazer a inscrição, a primeira etapa é escolher a categoria e a subcategoria:

CATEGORIA:

- Master = super experientes

- Graduados = experientes

- Turismo = menos experientes

- Turismo Light = iniciantes = CLIQUE NESTA!

SUB CATEGORIA - escolha a sua:

- ASX = caso você vá correr com um ASX

- Casca Grossa = caso você vá correr com uma Triton L200

- Imprensa = caso você vá correr como jornalista

- Dupla Mista = caso sua dupla seja um homem e uma mulher (piloto e navegador)

- Dupla Feminina = caso você vá correr em duas mulheres (piloto e navegador)

Na inscrição, o competidor deverá preencher todos os dados do piloto (Nome, endereço completo com cep, RG, CPF, data de nascimento, e-mail válido e contato de emergência - Caso não preencha algum, a inscrição não é confirmada), do navegador (igual os dados do piloto), dos acompanhantes (idem ao piloto) e do veículo (modelo, tipo de câmbio, ano, modelo e o número do chassi - sem este número, a inscrição não é confirmada, portanto tenha sempre o documento do veículo em mãos quando forem se inscrever! Não façam como eu que estava na casa de minha navegadora, sem meu carro pois fui de UBER, e quando pediu o cadastro da minha TR4, cadê o documento com o chassi?? Tive de colocar o chassi do Corsa da minha amiga! Depois editei e deu tudo certo, mas por via das dúvidas, estejam com o documento do carro em mãos sempre durante a inscrição pois sem o chassi, a inscrição é cancelada!!!)

Insira um e-mail válido, pois todo contato, suporte, ficha de inscrição, dúvidas e problemas, serão enviados para este e-mail. Assim que confirmar a inscrição e aceitar os Termos e Serviços da Mitsubishi, clique em Imprimir a Ficha de Inscrição e imprima, guardando-a com você, pois deverá levar no dia (um dia antes do rally, no tal briefing).

Para ter certeza que você está inscrito, aproveite que está no site da Mitsubishi e clique em TENHO UM MIT (www.mitsubishimotors.com.br/tenho-um-mit). Ao colocar seu Login e Senha, aparecerão os eventos abertos e os eventos inscritos na tela. Estando inscrito, aparecerá confirmado. Poderá então editar os dados dos concorrentes daquela etapa ou cancelar se não for à prova.

IMPORTANTE - NÃO DEIXE DE LER: Caso você não compareça à prova por qualquer motivo, realize o cancelamento (clique em cancelar inscrição) até quinta-feira antes da prova, caso contrário, a Mitsubishi irá bloquear o seu CPF e você não poderá participar dos eventos deles (rally, cursos, passeios) por um ano!

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PASSO 2: BAIXANDO O MANUAL DO COMPETIDOR

Inscrição feita e confirmada, é hora de entrar no site e baixar o Manual do Competidor, que consiste em ADESIVAGEM DO VEÍCULO, REGULAMENTO GERAL, REGULAMENTO DA PROVA EM QUESTÃO, TERMO DE RESPONSABILIDADE DE USO DO VEÍCULO E TERMO DE RESPONSABILIDADE PARA MENORES DE IDADE.

Para ter acesso à esses documentos, o competidor deverá entrar na etapa que se inscreveu (Mitsubishi Motorsports - e a etapa atual) e descer todo o site, até chegar em MANUAL DO COMPETIDOR.

No Manual do Competidor, terão vários opções. Clique primeiramente em REGULAMENTO e baixe os documentos (regulamento geral, regulamento da prova, termo de uso do veículo, ficha de inscrição e termo para menores de idade). Após, vá para a ADESIVAGEM e selecione o seu veículo. Baixe o mapa de adesivos que terá de por em seu veículo. É bom ir se familiarizando com este mapa, pois na hora de adesivar o carro, muitas vezes é no escuro (já que esta etapa é das 17 as 20h de sexta-feira, antes do Rally em si) e esse pré-estudo ajuda muito lá na hora, afinal são quase 30 adesivos para colar no carro e isso leva quase 2 horas para os menos experientes e 1 hora para os experientes!

Após baixar, imprima, complete os dados solicitados, assine e guarde para levar no dia (sexta-feira antes da prova). Esses papéis serão solicitados pra você no dia! Não os deixe em casa! Tire uma xerox comum (Preta e branca) do documento do carro e dos documentos (RG/CPF) dos participantes que irão no carro, e também leve junto com os demais papéis.

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PASSO 3: A INSCRIÇÃO - parte II (taxa de inscrição)

Após receber a confirmação de inscrição em seu e-mail e baixar os documentos no Manual do Competidor, é necessário ir atrás da taxa de inscrição, que consiste em uma cesta básica de 30kg de alimentos + 6 produtos de higiene (6 sabonetes ou 6 kits escova e pasta de dente). Costumo comprar a cesta básica na quinta-feira, antes do evento, já que ela ficará dentro do carro até a chegada ao rally. Em grandes mercados é mais fácil de encontrar, variando de R$ 120,00 a R$ 350,00 reais uma cesta.

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PASSO 4: LAVAR O CARRO

Na sexta-feira antes de ir para o Briefing (pré-rally), não deixe de lavar o carro. Isso ajuda na hora de colar os adesivos, pois os mesmos ficarão colados na lataria limpa e não na sujeira, com risco de caírem durante a prova e a dupla ser desclassificada.

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PASSO 5: PATROCINADORES PESSOAIS

A Mitsubishi disponibiliza algumas partes do nosso carro para propaganda dos patrocinadores pessoais, patrocinadores estes que não podem conflitar com os patrocinadores da própria Mit ou Fontes de Imprensa. Desde 2016, a área de patrocínio pessoal é o Teto do veículo, e as laterais traseiras sobre o paralama traseiro, contando os vidros. As outras partes do veículo serão destinadas ao patrocinadores da Mitsubishi conforme podemos ver na imagem abaixo:

Caso você tenha adesivos de Jipes Clubes, expedições, marcas off road colados nas partes que serão da Mitsubishi, como eu, não precisa tirar, eles apenas colocarão um adesivo reto em cima, para não ficar à mostra.

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PASSO 5: A SEXTA-FEIRA - Também conhecida como O BRIEFING

Na sexta-feira, dia que antecede o dia do rally, é necessário que pelo menos uma pessoa da dupla (piloto ou navegador) esteja presente no evento. O Briefing é a inscrição presencial (toda aquela papelada que te falei acima Você entregará / mostrará neste dia), adesivagem do veículo, aula de navegação sobre a prova, entrega da cesta básica, vistoria do veículo e reencontrar os amigos da lama!

Como é esse Briefing - Esta é a parte principal do Passo a passo para você não ficar igual eu como uma barata tonta sem saber pra onde ir no meio de mais de 500 pessoas!

- O Briefing começa as 17h e vai até as 22h, mas o ideal é que você esteja lá neste horário! Não chegue atrasado pois tem muitas coisas para fazer, e como é sua primeira vez, para não ficar perdido e perder o horário, chegue mais cedo! Uma dica valiosa, pois em nosso primeiro rally, chegamos tarde no briefing, quase perdemos a vistoria dos adesivos e perdemos a aula de navegação. Foi um fiasco! Vai por mim e chegue antes das 17h lá.

- Chegando ao local do briefing (local este que é anunciado pelo e-mail e pelo site no evento em questão), a organização irá te entregar um papel - Ficha de Acompanhamento (pelo amor de Deus NÃO O PERCA! Este papel é seu ingresso pessoal e intransferível para a largada no sábado!) com várias etapas que você terá de cumprir, na ordem e ganhará um carimbo ou selinho a cada etapa finalizada. Sem ele, você será impedido de largar!

- Entrega de Alimentos = Após receber esta ficha, ainda dentro do carro, você deverá entregar a inscrição à organização: A cesta básica e os produtos de higiene

- Após estacionar seu veículo, leve todos documentos e papéis que imprimiu (que citei lá em cima), para o local onde o pessoal está reunido. Procure placas como Mit. Motorsports (que é a sua categoria de rally) e vá até a SECRETARIA DA PROVA.

- Secretaria da Prova = Na secretaria da prova, você entregará a Ficha de Acompanhamento para eles darem um visto e te colocarão uma pulseira de COMPETIDOR. Não retire esta pulseira. Ela é de papel plastificado então pode molhar.

Além disso, te entregarão uma senha, para a próxima mesa, que consiste em entregar a ficha de inscrição preenchida, novamente a Ficha de Acompanhamento, o Termo de uso do veículo (caso o mesmo não esteja no seu nome - necessita do xerox do RG/CPF do proprietário e o xerox do Documento do veículo) assim como o documento original do veículo, e se tiver algum acompanhante menor de idade de 12 a 17 anos, deve entregar também o termo de responsabilidade e o documento do responsável.

- Kit Adesivo = Após a entrega das fichas e assinaturas dos concorrentes, você é direcionado à mesa do lado, onde pegará o seu Kit de Adesivos e o mapa de adesivagem. Não corra agora pro carro! Faça tudo o que tiver pra fazer nesta área, e depois adesive com calma. Após pegar o kit adesivo, mais um carimbo é colocado na Ficha de Acompanhamento. Vá para a mesa ao lado (normalmente as mesas estão todas juntas), com o nome de CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e preencha a ficha de Cadastro Nacional de Pilotos. Deve preencher todos os dados do piloto e do navegador. Você também pode baixar esta ficha no site da Mit e já levá-la preenchida. Feito isso, vá para o seu carro.

- Adesivando o veículo = Chegou um dos momentos que eu mais amo e que a minha navegadora detesta: Adesivar a viatura. São quase 30 adesivos que se deve colar no carro em locais pré-determinados pela organização de acordo com o manual que você recebeu (vidros, portas, para-choque, para-lamas e capô). Mãos à obra! DICA IMPORTANTE: leve um galão de água e um borrifador! Molhe a superfície da lataria com água e a parte da cola do adesivo com água! Fixe na lataria. Se estiver torto, é fácil descolar e arrumar. Caso você não use água, uma vez colado, fica bem difícil de retirar para arrumar, e num puxão mais brusco, pode tirar até a tinta do carro!!! Então cuidado! Após fixar o adesivo, passe uma espátula ou cartão nele, do meio até a borda, afim de tirar bolhas e água acumulada entre ele e a lataria. Isso faz o adesivo fixar melhor (colar) na lataria sem risco de cair pelo caminho. Caso cole algum errado, levará bronca da organização, terá de descolar e colar novamente na hora da vistoria. Então cuidado. As testeiras é bom colar em duas pessoas para que não fique tão torta, no mesmo esquema utilizando água no vidro e na cola do adesivo. Ah, levem uma lanterna ou qualquer coisa assim, pois sempre são 19/20h quando começamos a adesivar a viatura e o local nunca tem iluminação suficiente pois ou é num campo aberto ou um estacionamento descoberto de um hotel!

Galão de água e borrifador sempre à mãos

Imagem acima mostra a viatura pronta, depois da adesivagem

Os adesivos mais difíceis de colocar são as duas testeiras no vidro e o grande das portas... que precisa de pelo menos duas pessoas para não ficar completamente torto (já fica torto normalmente rsrsrsrs)

Após o rally, para descolar os adesivos, procure uma postagem nossa "COMO REMOVER ADESIVOS DA LATARIA" que te ajudará a retirar os adesivos com segurança e sem arrancar a tinta do carro junto, deixando a lataria como nova - isso serve para os vidros também!

- A Vistoria = Após adesivar o carro, o concorrente deve levar o mesmo para a vistoria dos adesivos, onde os organizadores vão conferir todos os adesivos e "cobrir" com adesivo preto" os seus adesivos próprios que estão colados na área da Mit. É bem tranquila essa fase e rápida. Nesta vistoria, você ganhará mais um carimbo na Ficha de Acompanhamento. Certifique-se que o organizador te devolva esta ficha! Feito isso, volte para o local que estava estacionado e vá novamente para a área da secretaria da prova. Entregue o saco de lixo com os papéis que sobraram dos adesivos nests vistoria.

IMPORTANTE: Atente-se sempre nos horários, pois as vezes a adesivagem demora tanto, que acabamos perdendo a aula de navegação! Normalmente a aula de navegação começa as 19:30 / 20h. Lembrando que a adesivagem e a vistoria do veículo deve ser feita até as 21:30h!

- Planilha Eletrônica = Na secretaria da prova, informe-se onde baixar a planilha eletrônica da prova. Peça ajuda à algum participante ou aos organizadores, pois costuma ser um pouco complicado para os iniciantes. A planilha eletrônica é baixada no Celular e Tablet mas para isso necessita de internet (dados móveis). Para baixar esta planilha, você precisar ter o APP TOTEM RALLY, pegue ele na play Store do seu celular.

- Aula de Navegação = Na secretaria da prova, pergunte onde está sendo o Briefing da Turismo Light, ou seja, a aula de navegação com o diretor da prova Lourival Roldan. Nesta aula, que dura entre 30 minutos e uma hora, Lourival conta como funciona o Rally, a quantidade de carros participantes, a hora que começam a largar e um pouco de como será a prova, as pegadinhas, e também como funciona uma planilha. É pela planilha que você navegará no rally.

Todos esses passos devem ser feitos das 17 as 22:00h. Então sempre de olho no relógio porque passa voando o tempo!!!

- Fim da aula de navegação e fim do Briefing na sexta-feira. Cada competidor parte para seu hotel na cidade.

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PASSO 6: O GRANDE DIA - SÁBADO DE RALLY!

E chegou o tão esperado dia! O dia do rally. Acorde cedo, tome o café no hotel e parta para o local de largada. Leve cronômetro, celular e tablet, suportes diversos, canetas coloridas e prancheta. Não esqueça sua FICHA DE ACOMPANHAMENTO! É com ela que você poderá largar! Chegue de preferência com uma hora de antecedência da largada do primeiro carro da sua categoria.

Após estacionar e fixar os suportes no painel e vidro do veículo, vá até o relógio oficial da prova e arrume o seu (do celular e do tablet), os segundos tem que bater com o da prova. O relógio da prova fica ao lado do totem da largada.

Arrumado seus relógios, volte para o carro e preste atenção ao locutor, pois ele irá chamar os competidores da categoria Turismo Light para a retirada da planilha e da camiseta da competição.

Assim que o locutor chamar sua categoria, retire a planilha de navegação e as camisetas do piloto e navegador. Vista as camisetas e entregue a planilha para o navegador. Antes de voltar ao carro, na mesa estará um papel com o nome de todos os competidores e o horário de largada. Veja seu horário, inclusive o minuto, afinal larga um carro por minuto!

O navegador deverá contar todas as folhas da planilha para ver se está tudo certo e marcar os pontos de NEUTRO (parada). A planilha é entregue faltando 30 minutos para a largada, ou seja, o tempo corre muito rápido! Mal dá tempo de olhar a planilha!

Ligue as planilhas eletrônicas, fixe no veículo e se dirija a fila de largada, respeitando o horário e o número dos carros. Cada carro tem um número e um horário de largada, largando um carro por minuto.

Na fila de largada, o último passo daquela Ficha de Acompanhamento: Fixação do GPS Rastro no vidro do carro para acompanharem tudo o que vocês fizerem na prova. Serão fixados dois GPS por velcro no vidro do carro e o mesmo deve ser devolvido no fim da prova à organização. Caso não devolva, terá uma multa à pagar por cada aparelho.

Dois GPS Rastro fixados na parte direita do vidro.

Assim que der seu horário, acione o cronômetro, zere o hodômetro da planilha eletrônica e parta.

Largada - momento de adrenalina correndo nas veias!

Boa prova!

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PASSO 7: LINHA DE CHEGADA, ALMOÇO E FESTA DE PREMIAÇÃO

Após 4 horas de provas por estradas de terra, várias cidades, caminhos e cidades históricas, lama, canaviais, subidas e descidas, erosões e travessias de rios, a dupla chega à linha de chegada.

O rally em si terminou, mas a festa continua, com almoço e premiação para os melhores. Na linha de chegada a organização irá retirar os GPS Rastro que foi fixado no vidro do seu carro e entregar uma pulseira ou ticket para o almoço/bebida. Após o almoço, começa a premiação. Algumas etapas tem até shows musicais, mas depende de cada local.

E as vezes, somos pegos de surpresa com o melhor lugar como dupla feminina, ou dupla mista, ou casca grossa ou até um dos primeiros 5 lugares no pódio!

Melhor Dupla Feminina

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Espero que esta postagem tenha ajudado os novos competidores Mitsubishi Motorsports e que venham muito rally!


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