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Sapatos Novos - Os Pneus

Atualizado: Abr 28


Há 4 anos, desde que tenho a viatura, sempre tive vontade de colocar pneus com pelo menos 40% para uso off road (terra) e o restante para uso on road (asfalto) e ter o prazer de chamá-los de "Sapatos Novos". Pois bem, este dia finalmente chegou!

Infelizmente, a "geração" da minha viatura veio com rodas aro 17, ou seja, não tinha pneu para tal que coubesse na viatura original, sem mexer em suspensão e afins para o pneu entrar sem raspar. O único que havia, um BF Goodrich All Terrain (AT) media 235 / 70 e sim, ele raspava até com lift, e o pior, era o olho da cara (ainda deve ser), saindo em torno de R$ 1.300,00 CADA PNEU! Sem chances!

Outra alternativa, era trocar as rodas 17 pelas rodas 16. Bom, essa era uma opção que fiquei empolgada, até ir na concessionária da Mitsubishi fazer um orçamento para um jogo de 5 rodas.... R$ 850,00 reais CADA roda, totalizando uma bagatela de R$ 4.250,00 somente em rodas. E se fosse pensar em mais 5 pneus da BF AT, somaria mais uns R$ 4.000,00 de pneu. Sem chance. Tinha outras prioridades visto que era trilha apenas uma vez por mês e o restante do mês era meu carro do dia-a-dia (trabalho-casa-faculdade).

Muitos amigos e colegas do off road me recomendaram comprar essas rodas usadas, de algum jipeiro que está desapegando, onde pagaria no jogo entre R$ 800,00 e R$ 2000,00, se não menos! Ok, se eu não fosse tão chata e não prezasse tanto pela segurança de minha pessoa que estou 100% do tempo no veículo e dos meus passageiros que estão 90% do tempo no veículo comigo, eu pegaria um jogo de rodas USADAS que já passaram na mão de um, ou de dois, ou de três jipeiros, e que foram usadas e abusadas em trilhas, buracos e pedras, que foram remendadas ou não, quebradas e consertadas, rachadas e coladas (como foi o caso de uma colega)................ mas pra mim não rola! A segurança sempre vem em primeiro lugar, e RODAS / PNEUS / FREIOS são os ítens mais importantes de segurança em um veículo, seja ele um 4x4, um 4x2, um ônibus, um caminhão e até mesmo uma bike. Então, minha resposta era "NÃO", e pensava comigo: "quero itens novos, direto da fábrica".

Nisso, pelo preço ser tão exorbitante, acabei não adquirindo as tais rodas aro 16 da TR4 2006 a 2009 (modelo mais barato na autorizada). E o tempo foi passando. E enquanto o tempo passava, eu procurava na internet e lojas do ramo pelos pneus para minha roda 17 com a mesma medida do original, porém ao menos 40% para off road. Nada! No site americano da BF, lá fora, há a medida 225/65/R17, mas não foi trazida pro Brasil. Entrando em contato com uma loja que importa os tais BF, era sim possível importá-los ao meu pedido, porém pela bagatela de R$ 1.600 reais CADA UM! Sem chance novamente!

Após 3 anos e meio da aquisição do Tr4, pesquisando novamente sobre pneus, afinal os meus originais já haviam rodado 82mil e precisavam ser trocados urgentemente!!!, me deparei com um site que oferecia um novo Pirelli, com novo desenho, sendo 50% off road e 50% on road pelo valor de R$ 539,00 cada. OPA, pensei, vamos olhar! Apenas aquele site vendia este pneu, mais nenhum outro, nem mesmo o site oficial da Pirelli. Este pneu era um Scorpion ALL TERRAIN 225 / 65 / R17 (as mesmas medidas do original, porém AT ao invés da porcaria do original ATR). E agora? Fui então pesquisar nas lojas físicas de pneus que conheço aqui em SP. Na Casa Fernandes de Pneus em Moema (SP/SP), achei o pneu por R$ 685,00 cada. Por ser novo desenho e outro modelo (AT, ao invés dos ATR que eu tenho), teria que trocar os 4, mais o estepe! Então o total ficaria em R$ 3425,00 fora a montagem e cia. Pelo site, o total ficaria em 2562,00 com frete incluso! São 800 reais de diferença (o preço de uma roda 16 hahahahaha), que poderiam ser utilizados em montagem, alinhamento, balanceamento e ainda sobraria ai uns 400 para outros acessórios rsrsrsrs

Fui pesquisar com amigos e mecânicos, se já usavam ou se tinham referência sobre o mesmo, mas ninguém nem ouviu falar, ou não tinham indicações. Era comprar no escuro e testar. Resolvi arriscar. Já que teria de comprar mesmo os pneus novos, pois os meus estavam no fim da vida, então, por que não?

Fiz a compra com pagamento no ato numa quinta-feira à noite, e o prazo era de 8 a 15 dias úteis para entrega, por transportadora vindo de Santa Catarina! Mas na segunda logo cedo, menos de 3 dias úteis, a campanhia tocou! Coração foi lá em cima, pois a ansiedade já estava batendo à porta! Eram os sapatos novos!!! Uhuuuuuuuu

Na mesma semana que os sapatos novos da viatura chegaram, alguns colegas do off road também haviam adquirido este modelo, e estavam instalando em suas viaturas. Pela vida agitada de SP, eu demorei quase uma semana para conseguir ir na oficina instalá-lo, alinhar, balancear e tudo mais. Agora hoje 02 de maio, fazem exatamente 6 dias que estou rodando com os pneus!

Em seis dias, com calibragem de 30 libras, uso 90% em asfalto e 10% em terra (passeio leve), as impressões foram:

- pneu muito mais macio que o ATR (o antigo, de asfalto - on road);

- alta resistência quando passo por valetas ou buracos - mal dá pra sentir a valeta;

- ótimo para subir nas guias e calçadas quando necessário, não dá aquele soco que o ATR mesmo em 4x4 dava. Este em 4x2 parece um veludo subindo a calçada em 4x2 rsrsrs;

- Como coloquei 30 libras, estou achando que ele está meio um cabrito, está pulando muito, massss acho que com 26 libras vai se arrastar e ficar pesado. Semana que vem testarei com 28 libras;

- Nas lombadas e imperfeições do asfalto, achei ele um pouco mais duro do que o atr, mas como estou com calibragem 30, ainda vou esperar para testar com 28 e vê se dá diferença ou se é assim mesmo.

- Em 4x2, em curvas fechadas, em baixa velocidade, até 40km/h, senti que ele dá uma destracionada se fazemos a curva acelerando. Se faz sem acelerar e sem frear, ele faz a curva perfeita. No caso de destracionar, não sei se foi má impressão, preciso testar novamente isso;

- Na terra foi ótimo, passa pelos buracos e imperfeições da estrada tranquilamente, sem aquele baque seco que o atr dava;

- Porém, em lombadas de terra, quando se passa na diagonal, segure-se, porque a viatura chacoalha inteira pros lados rsrsrs o atr era mais firme neste ponto, chacoalhava-se menos kkkkkkkkkkkkkkkkk;

- Gostei da pegada que ele tem numa subida de terra e brita solta, vai tranquilo em 4x2, sem girar em falso ou sofrer.

- Esses pneus achei mais leves (peso) do que os ATR.

- Os sulcos tem 10mm de profundidade, gostei!

Agora falta testar no asfalto molhado, na terra molhada / lama / barro, em erosões, subidas mais tcham e com calibragem de 28 libras. Além é claro do consumo, que ainda não tive a oportunidade de testar, visto que tive alguns problemas mecânicos semana passada, então ele ficou na oficina arrumando.

Os pneus couberam perfeitamente, com grande distância do prato do amortecedor (minha única preocupação)

O único "problema" foi que ao virar ou esterçar as rodas dianteiras, o pneu encostava no para-barro (foto acima). Como meus para-barros são de borracha, ali mesmo na oficina, cortamos uma parte dele (onde o pneu encostava) e foi resolvido o problema.

Minha cara de feliz!

Sapatos Novos!

Enfim, após 4 anos de muita procura por pneus All Terrain aro 17, a Pirelli resolveu lançar este modelo!! O Liberdade está de SAPATOS NOVOS e sua proprietária (eu) estou MUITO FELIZ!

* * * Agradecimento à Pirelli pelo lançamento do modelo.

* * * Agradecimento pelo pessoal do site em que adquiri os pneus.

* * * Agradecimento à Oficina Elo 957 (Av. Iraí, 957, Moema, São Paulo/SP, (11) 5093-8934) e aos técnicos Neto e Lorival pelo balanceamento e alinhamento, respectivamente.


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